Make your own free website on Tripod.com


 

Alta Floresta, situada a 800 Km de Cuiabá, no norte do Mato Grosso, por onde corre a rodovia Cuiabá -Santarém (BR 163), foi fundada em 1976, fruto do trabalho de sulistas que edificaram um povoado de 82 mil habitantes, com ruas largas, num processo planejado, e que levou as fronteiras agrícolas do estado aos pontos mais distantes na selva.


Nessa região, rios como Juruena, Teles Pires e seus afluentes, tributários do Tapajós, de águas profundas e escuras, são verdadeiros recantos de beleza e excelentes pontos de pesca, além da existência de inúmeras cachoeiras de beleza singular. Lá está situado o Hotel Floresta Amazônica, vocacionado para atender as necessidades de turismo nacional e internacional.


A vida animal da região também é intensa. Nas proximidades do Rio Cristalino, um afluente não poluído do Teles Pires, é possível encontrar peixes como piranhas, dourados e pintados. Um peixe muito cobiçado pelos pescadores é o matrinxã. Sua carne é naturalmente branca, mas quando levada ao forno, a gordura do próprio peixe derrete e tinge a carne de um tom alaranjado. Por isso, é conhecido como "salmão da Amazônia". Nas proximidades do rio há também uma grande variedade de macacos, como o bugio, o macaco-prego e muitas espécies de micos.

© Copyright: Centro de Processamento de Dados do Estado de Mato Grosso