Pantanal


O Estado de Mato Grosso, com seu extenso território composto por três ecossistemas - o Pantanal, o Cerrado e a Floresta Amazônica, abriga a maior reserva de biodiversidade das Américas. É neste estado de dimensões gigantescas onde se situa o Pantanal Norte, abrangendo uma área de 189.551 km2. O Pantanal Norte é uma grande porção de terras inundáveis, com uma rede de leques fluviais, planícies de inundação e um complexo sistema de lagoas e linhas de drenagem interconectados.

Por sua localização, no centro da América do Sul, essa região apresenta grande variedade de flora e fauna, originada das áreas do Chaco, dos Cerrados e da Mata Atlântica, contribuindo assim para maximizar sua diversidade biológica. Trata-se do maior santuário ecológico do planeta. Por todas as suas características funciona como um monumental criatório de espécies, especialmente de peixes. Por isso, pode ser chamado de berço do paraíso, onde milhares de plantas, mamíferos, aves, insetos e peixes, recriam a natureza a cada nova estação.

Mato Grosso figura como um local ideal para as atividades de pesca esportiva, com áreas quase virgens, sem ações predatórias, já dispondo hoje de um razoável conjunto de infra-estrutura voltada para atender as necessidades dessa prática de turismo esporte e lazer, sendo que as localidades são: Alta Floresta, Barão de Melgaço, Cáceres, Poconé, Porto Cercado e Porto Jofre.

© Copyright: Centro de Processamento de Dados do Estado de Mato Grosso